Proposta de redação

"A leitura competente de um texto prevê que se localizem as diferentes vozes com que ele dialoga e os diferentes pontos de vista que elas manifestam.

Quando se escreve, é preciso também levar em conta o fato de que escrever não é um ato de isolamento mas de participação. 

O texto escrito contém o ponto de vista de alguém sobre uma questão posta em debate. Trata-se, portanto, de uma voz que se manifesta ao lado de outras vozes participantes de um amplo diálogo estabelecido dentro do contexto em que o texto é produzido. 

E o que define o valor de um texto escrito não é a opinião que ele dá, nem o ponto de vista que defende. As questões postas em debate são polêmicas, isto é, não existe sobre elas apenas uma opinião aceitável. Em vista disso, é perfeitamente possível que dois textos de igual valor defendam opiniões radicalmente opostas. Isso não deve causar estranheza: questões polêmicas são complexas e essa complexidade permite abordá-las a partir de ângulos diferentes e até opostos. 

Os textos literários espelham bem as diferentes possibilidades de interpretar um mesmo fenômeno. O poema-canção de Vadico e Noel Rosa foi escrito em 1934 e contém uma versão da relação amorosa entre homem e mulher; o de Caetano, em 1982, e manifesta outra versão do mesmo tema. Já se passaram cinco décadas desde a composição de Vadico e Noel; mais de uma década desde o poema-canção de Caetano. Agora é a sua vez de entrar nesse debate.

Escreva um texto em resposta ao texto de Noel e Vadico ou ao de Caetano ou ainda aos dois. Procure fazer uso da negação, das aspas, do discurso direto, do discurso indireto ou de outros expedientes marcadores de opinião ou ponto de vista alheio".

Francisco Platão Savioli, José Luiz Fiorin. - 1.ed. - São Paulo : Ática, 2011.

Comentários